Aprenda a fazer leite de côco caseiro em três passos

um-doce-dia-leite-de-coco-caseiro-05

Já sabemos dos inúmeros benefícios do óleo de côco, não somente para a saúde, mas também para a beleza. Agora, vamos falar um pouco sobre o leite de côco, o qual também possui diversas propriedades benéficas para nosso organismo. O leite de côco é uma opção mais saudável do que o leite tradicional. É, também, uma das melhores opções para quem tem alergia à Lactose. No entanto, o ideal é o leite de côco caseiro, sem aditivos, conservantes e açúcares. Sabe aqueles leites prontos, em caixas, nos supermercados? Então…esqueça deles. Se você quer um leite de côco saudável, tem que colocar a mão na massa!

O que você precisa?

Para fazer um litro e meio de leite de côco fresco, você vai precisar de um côco, um litro de água filtrada e um pouco de paciência.
Há pessoas que compram o côco já ralado (mas se você or por esta opção, certifique-se de que é um produto de boa qualidade). Particularmente, eu gosto de fazer o leite de côco com a fruta, pois obtenho um leite mais cremoso e denso. Se você quiser o côco já ralado, use 300 gramas.

Modo de Preparo?

Passo 1:
Se você já comprou o côco ralado, você não tem que se preocupar com esta etapa.
Corte o côco, retire a água (não jogue a água de côco fora, ela é muito saudável e você pode beber a qualquer hora) e, com uma colher, raspe o côco – das laterais até o centro – até retirar todo o conteúdo. Este processo pode demorar um pouco até que se esteja acostumado com a própria técnica para retirar o côco.
Você vai, portanto, obter seus pedaços de côco. Há pessoas que preferem trabalhar com o côco ralado. Se você for ralar, esta é a hora. Se você não for ralar, deixe-os como estão, eles serão triturados no liquidificador.

fresh coconut chunks

Passo 2:
Já com todo o côco retirado, coloque os pedaços dentro de uma vasilha grande e funda e despeje metade da água filtrada. Se você tem o côco ralado, faça o processo normalmente. Coloque o côco ralado numa vasilha grande e funda e despeje a água. (Algumas pessoas aquecem a água e a despejam morna no côco, eu uso a água em temperatura ambiente).
Deixe o côco de molho na água por entre 20 e 30 minutos (eu deixo por 30 minutos). Em seguida, despeje o conteúdo da vasilha (côco e água) no liquidificador e bata por 5 minutos. Coe. Separe o côco triturado e o leite de côco (a água que ganhará uma cor esbranquiçada e uma textura levemente cremosa). Em seguida, coloque novamente o côco triturado da peneira dentro do liquidificador para repetir a operação com o restante da água filtrada. Repita a operação. Separe, novamente, o côco triturado e o leite de côco.

Homemade-Coconut-Milk-2

Coconut-Milk

Passo 3
Despeje o leite coado dentro de uma garrafa com tampa, ou uma jarra, e guarde na geladeira. Note que na superfície vai se formar uma camada de gordura. Não se preocupe, é uma gordura natural que o côco libera, e muito saudável. Apenas quebre-a com um garfo e use o leite normalmente.

img_49141

Você pode usar em smoothies, substituindo o leite, pode usar para cozinhar alimentos e, também, no seu café da manhã. Dá para conservar o leite de côco caseiro na geladeira por até 6 semanas.

IMG_9205-1024x6821

Anúncios

6 comentários sobre “Aprenda a fazer leite de côco caseiro em três passos

    1. Olá, Idailza. Há mais de um tipo de gordura saturada, e estudos sugerem que o tipo encontrada no leite de coco é um ácido graxo de cadeia média, chamado ácido láurico.
      Para saber se você pode ou não tomar o produto, consulte o seu médico(a). O The Big Menu não oferece nenhum conselho médico, Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s