Chá restaurador de gengibre, óleo de côco e açafrão

DSC05314

Infelizmente, beber chá não é parte da cultura brasileira, salvo algumas exceções, obviamente. Algumas pessoas apreciam o chá após as refeições ou antes de dormir, mas isso vem de família e não de cultura. No Brasil, não encontramos casas de chá com frequência, assim como também não encontramos lojas de conveniência que tenham o serviço de chá, assim como têm o de café ou achocolatado, além dos menus em resturantes que limitam-se ao café.

Digo infelizmente, pois beber chá é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter. Além de suas propriedades terapêuticas, o que ajuda a renovar as funções do corpo e incentiva o bem-estar, o chá possui inúmeras propriedades medicinais. É anticancerígeno, diurético, auxilia na digestão e possui ação anti-oxidante e anti-inflamatória. Alguns tipos de chá estão associados à atividade cerebral relativa à memória, outros aliviam a retenção de líquido, dores no estômago, cólicas, constipação, úlceras, reumatismo, artrite, artrose, diabetes, bronquite, asma, etc. O chá verde e o chá preto, por exemplo, inibem a produção de enzimas cérebrais associadas à perda de memória. Já o chá de gengibre, além de ser anti-inflamatório, é também um poderoso aliado ao processo de emagrecimento, uma vez que estimula o metabolismo, assim como também outros tipos de chá.

Entretanto, estudos sugerem que para adquirir os benefícios do chá é preciso consumi-lo diariamente em doses moderadas. A melhor receita é procurar o chá que mais lhe agrada e nunca deixar faltar em casa.

Eis aqui um chá super saudável de gengibre, açafrão e óleo de côco que vai restaurar seu organismo. O açafrão é um ótimo aliado do chá, pois possui inúmeras propriedades medicinais e benefícios para o organismo. Diversos estudos sugerem fortemente que a curcumina – principal ingrediente ativo do açafrão da Índia – ajuda a prevenir infecções, inflamações e cancer. Já o óleo de côco também possui diversos efeitos benéficos para a nossa saúde e vou tratar sobre este assunto num outro post. Portanto, combinar alimentos benéficos para a saúde é uma excelente alternativa para o cardápio diário, confira!

Ingredientes:
1/2 gengibre descascado e cortado em rodelas
1/2 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)
1 colher (de café) de açafrão da Índia
1 colher (de sobremesa) de óleo de côco

Modo de preparo:
Encha pela metade uma panela funda e média com água. Adicione o gengibre, o limão e o açafrão. Deixa ferver por 5 minutos. Desligue o forno e adicione o óleo de côco. Mexa e espere o chá amornar. A cor será um amarelo dourado, e o óleo de côco deve soltar alguma gordura, formando uma fina camada na superfície do chá. Não se preocupe, é uma gordura boa e é para ser consumida.

Dicas:
– Eu prefiro o meu chá puro, mas você também pode adicionar uma colher de sobremesa de mel de boa qualidade para adoçar o chá.
– Certifique-se de que o óleo de côco é extra virgem e natural, ou seja, de boa qualidade. Se você não encontrar óleo de côco, faça sem ele. O seu chá ainda será uma super food!

DSC05320

Anúncios

2 comentários sobre “Chá restaurador de gengibre, óleo de côco e açafrão

    1. Olá. Não há uma dosagem certa. O post não tem intenção de oferecer qualquer sugestão médica e/ou de tratamento. No entanto, este chá beneficia o organismo devido às propriedades curativas do gengibre. Para alcançar estes benefícios, é ideal que se tome um ou dois copos (250ml) por dia. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s